IPMA Brasil

Gerenciamento Profissional de Projetos.

O Olho da competência da ipma

O IPMA Individual Competence Baseline® (ICB4) é o padrão internacional de competência para gerentes de projetos, programas e portfólio. A competência necessária para cada um desses domínios é definida nas seguintes áreas de competência:

  • “Pessoas”: como você interage com as pessoas ao seu redor e com você mesmo;

  • “Prática” do nosso trabalho: necessária para Projetos, Programas e Portfólios.

  • “Perspectiva” das iniciativas que você está executando: o contexto dentro do qual a iniciativa é executada e o link para o que precisa ser alcançado.

conheça nossos documentos de referência

A visão da IPMA é “promover competência em toda a sociedade para possibilitar um mundo em que todos os projetos tenham sucesso”. Portanto, o IPMA definiu um padrão mundial para competências nas áreas de Gerenciamento de Projetos, Programas e Portfólio, através dos documentos:

  • Para indivíduos definimos o IPMA Individual Competence Baseline®, ICB versão 4;

A IPMA ICB apoia o desenvolvimento da competência individual através da apresentação de uma gama completa de elementos de competências em Gestão de Projetos, Programas e Portfólio, as quais utilizadas de maneira abrangente representam um grande desenvolvimento no modelo gerencial atual. Dentro do modelo ICB, podemos encontrar 29 Elementos de Competências (ECs), que são utilizados como métrica de desempenho exigidos a um gerente de PPP.

  • Para excelência em projetos, o IPMA Project Excellence Baseline® ou PEB;

Oferece um caminho para a excelência do Projeto e Programa e serve como um guia para as organizações avaliarem a capacidade dos seus Projetos e Programas. O PEB está dividido em 3 áreas:

Pessoas e Propósito – Esta área refere que as pessoas certas, lideradas e apoiadas por excelentes líderes, em que partilham uma visão comum para o sucesso, são cruciais para impulsionar melhorias num projeto e ajudar o projeto a conseguir mais do que os standards estabelecidos.

Processos e Recursos – Esta área representa práticas necessárias para reforçar a excelência através de processos de recursos adequados, utilizados de forma eficiente e sustentável.

Resultados do Projeto – A abordagem de gestão de projeto só pode ser excelente se conduzir grandes resultados sustentáveis para todas as partes interessadas.

  • Para organizações, o IPMA Organizational Competence Baseline® ou OCB;

Oferece ideias para todas as pessoas interessadas em compreender como melhorar a forma de Gerir os Projetos, Programas e Portfólios de uma organização. É uma abordagem holística para as organizações reforçarem a sua gestão e alcançar melhores resultados o mais rapidamente. O OCB descreve 5 grupos de competências organizacionais: PP&P Governance, PP&P Gestão, PP&P Alinhamento Organizacional, PP&P Recursos e PP&P Competências.

Individual Competence Baseline for Programme Management for Professionals
Project Excellence Baseline for Achieving Excellence in Projects and Programmes
Organisational Competence Baseline for Developing Competence in Projects

faÇa sua certificação

A certificação IPMA é a mais completa para você que tem como objetivo ser um gestor de projetos de excelência. Uma visão baseada em competências técnicas, comportamentais e contextuais.

O processo de recertificação é um check-up para o profissional e comprova que seu profissionalismo está de acordo com os requisitos daquele nível de certificação específico.

Ao clicar na imagem acima você aceita que estará sendo direcionado para o site do IDGP, que é o REP do IPMA Brasil.